Como tirar o DNI na Argentina


Se você é brasileiro, não precisa se preocupar muito pra legalizar sua situação na Argentina. Por causa do Acordo do MERCOSUL, os brasileiros têm direito a ficar 60 ou 90 dias como turista, inclusive você pode entrar no país apenas com o RG. Depois disso, vai precisar pedir sua residência no país, e receber o famoso DNI.

DNI é registro Argentino, como o nosso RG. Com ele você pode trabalhar, abrir uma conta bancária, entrar e sair livremente do país como residente, e não mais como estrangeiro.

É um tramite muito chato. Quando eu fui, em 2012, paguei uma empresa de assessoria estudantil para fazer isso pra mim, incluindo a legalização do meu diploma. Hoje entendo que eu não precisava disso, você consegue fazer tudo sozinho e sai muito mais barato. Inclusive, o máximo que eles fizeram foi reunir meus documentos, me orientar sobre os processos e me acompanhar no dia do pedido, já que isso deve ser feito pessoalmente por quem solicita o visto.

Você pode fazer o pedido do Brasil. Os valores são altos, cobrados em dólar e não são todas as cidades que têm consulado Argentino. Aqui você encontra a lista de consulados no Brasil: http://www.consulados.com.br/argentina/

Para fazer o pedido estando na Argentina, você vai precisar de alguns documentos, marcar os turnos pela internet e um pouco de paciência.

Documentos
Primeiro, você precisa reunir o seguinte:
 2 fotos 4x4
 RG ou Passaporte original
 Antecedentes criminais brasileiro
 Antecedentes penales argentino
 Certificado de domicílio
 Taxa de residência (como tudo na Argentina, o preço muda, consulte altes nesse link: http://www.migraciones.gov.ar/accesible/indexN.php?residencias_ingresos

Como tirar esses documentos
Antecedentes criminais brasileiro
Essa é a parte mais simples. Você precisa entrar no link da Polícia Federal, preencher seus dados e solicitar a certidão. Ela vale por 90 dias.
https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html

Você imprime, e leva ao consulado brasileiro. Lá eles validam o documento, o que pode demorar um ou dois dias. Não tem custo, é só levar e buscar.

Antecedentes penales argentino
Não se desespere. Os documentos argentinos não dão muito trabalho.
Primeiro você precisa marcar o turno:
http://www.dnrec.jus.gov.ar/Turnos/

Esse dia você escolhe em quanto tempo quer retirar esses documento (em  5 dias ou em 24 horas), pagando um valor diferente para cada um.

Depois, você usa o seu código para marcar o turno na Migraciones e acessar esse link e imprimir seu certificado:  https://www2.jus.gov.ar/rnr-certificado

Certificado de domicílio
Esse é o mais simples. Você só precisa ir até a delegacia (comisaria) mais perto da sua casa, e solicitar o certificado. Parece que até hoje a taxa é de $10 pesos (ufa!).

Em até 24 horas a polícia vai até a sua casa deixar esse documento. Me lembro que tive que deixar o meu RG na portaria do prédio no tempo em que fiquei fora de casa esse dia, pra poderem deixar meu documento lá. Eles não revisam sua casa, nem te pedem nada, mas em teoria, vão até lá pra confirmar seu endereço.

Aqui você pode procurar qual é a delegacia que corresponde ao seu endereço:
http://www.buenosaires.gob.ar/areas/seguridad_justicia/seguridad_urbana/comisarias_bomberos/?menu_id=21216

Marcando o turno
Agora você precisa marcar seu turno. Pelo que vi, até hoje essa data é muito incerta. Meu turno na época saiu super rápido, meu DNI chegou antes do de muita gente que já estava lá há mais tempo. Segue sendo uma questão de sorte ou um logaritmo muito confuso. Boa sorte:
http://www.migraciones.gov.ar/accesible/indexN.php?dni_extranjeros
Depois, é só aparecer no dia e hora marcados com seus documentos na mão, e sair de la com a PRECÁRIA.

Esse documento é apenas um comprovante temporário, que indica que seu DNI está em processo. Como na Argentina você pode entrar  só com RG, não tem necessidade de usar esse documento na rua, por exemplo. Guarde ele até seu DNI, no endereço que você apresentou no comprovante de residência, em até 90 dias.

No dia do turno, você diz qual sua intenção no país, e eles te dão o visto de acordo com isso. Existe o visto temporário de 2 anos, e o permanente, de 15. Eu mesma posso voltar pra lá feliz e despreocupada até 2027!
Boa sorte!


Consulado do Brasil (Buenos Aires): Carlos Pellegrini 1363 - Buenos Aires, Capital Federal. Tel.:011 4515-6500
Consulados Argentinos no Brasil: http://www.consulados.com.br/argentina/
Migraciones: Avenida Antartida, 1355 -  Buenos Aires, Capital Federal.

3 comentários

  1. Olá, estou com planos de ir para Buenos Aires em meado do segundo semestre desse ano. tenho muitas duvidas quanto a documentação necessaria, a principal é sobre os documentos serem certificados pelo MRE. Quais são os que precisam? Sabe informar? Eu fico meio perdido no site do Migraciones. Se puder me ajudar com essa duvida agradeço!

    ResponderExcluir
  2. Super bem explicado. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Estou em um relacionamento estável na Argentina gostaria de contrator um acessor para fazer o DNI

    ResponderExcluir