Seja você redator ou diretor de arte, ou até mesmo um planejamento, entrar em uma dessas escolas pode acrescentar e muito na vida profissional. E conhecer a criatividade de outro país, conta muito mais.
As aulas nunca caem na rotina. Independente do exercício, a ideia é sempre fazer os alunos saírem do comum, pensarem além do óbvio, além de colocar você pra pensar e fazer coisas muito além da propaganda.
A Argentina é muito famosa pela sua publicidade, seus comerciais cheios de humor e seus muitos prêmios no meio publicitário. Por isso Buenos Aires tem sido muito procurado por esses profissionais, que querem além de um upgrade no currículo, um tempo para montar um portfólio de dar inveja dentro que qualquer agência.
Essas são algumas das escolas mais conhecidas, algumas inclusive já tem sede no Brasil:
Brother Escuela de Creativos
A "Escola de criativos mais premiada do mundo" tem sedes em quase toda América Latina, e na Espanha.
Foi lá, numa portinha escondida no meio de Palermo, que eu fiz meu curso de verão, o chamado "Summer School" em 2013. Com duração de 2 meses e com aulas todas as noites, o Summer School é um curso rápido, mas não decepciona.
Também dá pra fazer o curso anual, de mais ou menos 9 meses. Esse sim é super indicado pra quem quer arrumar uma dupla e montar um mega portfólio.
Esse ano a Brother lançou um curso de Criatividade digital e inovação, com duração de 8 meses.
Dá pra saber tudo sobre os cursos e sedes no facebook ou na página deles:
https://www.facebook.com/BrotherEscuelaDeCreativos
Underground
A Underground é escola membro do Circulo de Criativos Argentinos, e conta com professores que são nomes muito conhecidos no cenário publicitário argentino.
A escola também oferece cursos curtos ou mais longos, inclusive cursos mais específicos, de Escrita Criativa ou Roteiro, por exemplo.
Eles não tem sede no Brasil, só na Argentina, Colômbia e Peru, e as aulas têm um perfil mais sério, com exercícios mais publicitários, ideal para quem quer estudar sem sair do clima profissional.
http://www.undergroundad.com/
Escuela Superior de Creativos
Conhecida como "La Escuelita", ela oferece cursos de pós-graduação, workshops, além do curso de 9 meses, também para orientação e montagem do portfólio, pra poder bater na porta de qualquer agência sem passar vergonha.
Lá também dá pra fazer o curso profissional de 3 anos, como uma faculdade de publicidade, mas totalmente voltada a criatividade, inovação e formação estética e cultural.
A Escuelita também oferece cursos a distância, curtos e independentes ou até mesmo uma graduação de 3 anos.
http://www.escueladecreativos.com.ar/
Outra alternativa pra quem quer estudar criatividade na Argentina, ou em qualquer outro lugar, é procurar por cursos curtos ou de férias em algumas universidades. Em Buenos Aires, a Universidad de Palermo é bem renomada inclusive para quem tiver interesse em se formar na Argentina.
Outra opção é a famosa Miami Ad School, que também tem sede lá e oferece muitos cursos e é uma excelente escola, apesar do preço bem alto.
No geral, os cursos de criatividade na Argentina tem um preço bem acessível pra nós, já que o real vale bastante por lá, mas o melhor de tudo ainda é ter uma experiência fora do Brasil. Eu mesma estudei com bolivianos, chilenos, brasileiros, colombianos e peruanos. Talvez toda esse intercambio de ideias e de distintas maneiras de pensar seja o mais importante.
Apesar do número grande de brasileiros nesses cursos, eles são todos em espanhol, e ninguém vai te ajudar muito se você não conseguir entender algum conteúdo. Não se engane, dê uma estudada antes de ir. Não é nada difícil acompanhar as aulas, mas chegar lá só com o portunhol, pode atrapalhar um pouco o começo do curso.
Mesmo com indicação de alguém, vale muito a pena dar uma pesquisada no que cada escola oferece, valores, conteúdo dos programas e as aulas de cada um. Com tanta opção pode ficar difícil escolher, mas com certeza dá pra encontrar alguma coisa que se encaixe bem no que você quer e precisa.
Lembrando que muitas agências vão buscar novos profissionais nessas escolas, então quem sabe depois do curso não rola até um trabalho na terra dos hermanos?
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirgostaria de saber se séria possível você me dá uma informação, para quem não é formado em publicidade, mas já trabalha como redator aqui no Brasil, indo pra Buenos aires e fazendo apenas um dos cursos de criatividade, tem abertura pra trabalhar nas agências de lá, mesmo sem diploma?
ats,